"Um olhar exponencial para FM em ambientes hospitalares" foi a tônica de mais um evento de sucesso realizado pela INFRA!


Cerca de 140 profissionais de várias partes do Brasil prestigiaram o 5º Fórum INFRA de Facilities Management em Hospitais & Clínicas, em São Paulo

Visão ampla do negócio e da área de FM para uma gestão hospitalar competitiva

O 5º Fórum INFRA de FM em Hospitais & Clínicas foi sensacional! Realizado nesta terça e quarta-feira (23 e 24 de abril), em São Paulo, o evento cumpriu o propósito de compartilhar melhores práticas e aproximar 140 profissionais envolvidos com a operação da infraestrutura e dos serviços em edificações de saúde.


Destacar a importância da área de Corporate Real Estate para o negócio hospitalar; obter uma visão ampla do negócio, para assegurar receitas rentáveis de giro do leito hospitalar e também garantir que o estabelecimento funcione ofertando bem-estar e conveniências aos pacientes e usuários; ter acesso a tecnologias e ferramentas para a gestão de processos de limpeza; aprender como gerenciar vários projetos de obras de infraestrutura e ampliações hospitalares de forma simultânea, sem atrapalhar o dia a dia da operação; e entender como o espaço de estacionamento pode ser utilizado como fonte de recursos para acelerar o empreendimento foram alguns dos objetivos do encontro, realizado no Auditório Kleinberger.


Confira um resumo com os melhores momentos!

Visitas Técnicas

Hospital São Camilo Pompeia

No dia 23 de abril, 50 profissionais prestigiaram a visita técnica no Hospital São Camilo Pompeia SP. Inaugurado em 1960, o empreendimento acompanhou, ao longo dos anos, os avanços científicos e tecnológicos voltados ao atendimento médico-hospitalar e segue o conceito de assistência multiprofissional e interdisciplinar, o que possibilita observar e tratar o paciente de forma integrada. Ao longo dessas seis décadas, com contínuas obras de modernização, o equipamento de saúde expande sua área em 23.000 m² (Bloco V). No passeio, os participantes tiveram a chance de conhecer esta nova obra, que tem previsão de entrega para setembro de 2019 com 5 subsolos e 10 andares, que serão compostos de coleta externa de laboratório de análises clínicas, centro médico com 60 consultórios e 91 leitos, com duas passarelas e um túnel duplo para interligação com o complexo atual. Agradecemos a especial recepção do Diretor de Operações Corporativo (COO) do Hospital São Camilo, Anderson Cremasco da Silva, e ao Prof. Dr. Arq. Siegbert Zanettini, da Zanettini Arquitetura; e engenheiros Carlos Frederico Leite, residente na obra pela TODA Construtora; Hélio Lúcio Lima, da LZA Engenharia; e Alberto Coutinho, da Eletel, pelo conhecimento compartilhado.

Hospital Humana Magna

Benchmarking de peso também com o CEO Arthur Hutzler e com o Gerente de Operações Edmar Virgulino durante a visita técnica no Hospital Humana Magna - 100% focado em cuidar do paciente no processo de desospitalização.

Nosso grupo de 40 profissionais pôde conhecer alguns dos muitos desafios da área de Facilities Management, assim como das particularidades deste tipo de core business e do processo de retrofit que transformou o edifício comercial nas instalações que abrigam atualmente o Humana Magna. Os anfitriões falaram ainda do plano de crescimento da rede, atualmente com duas obras em andamento (em São Paulo e no Rio de Janeiro) e outras 12 unidades previstas.

Palestras

Um olhar exponencial para Facilities Management

“O profissional de FM precisa ter uma visão holística para entender os subsistemas que integram o ambiente do negócio; ser proativo para lidar com mudanças internas e externas; e, acima de tudo, estar no comando da sua área e do seu próprio desenvolvimento profissional. Além disso, é importante entender que a forma de gerenciar negócios está mudando. Hoje, ao invés de usar exércitos de colaboradores ou grandes instalações físicas, empresas começam a repensar seu modelo de negócio, tentando adaptá-las ao modelo de organizações exponencias, construídas com base nas tecnologias da informação, que desmaterializam o que era de natureza física e transfere ao mundo digital sob demanda.".

Léa Lobo, 

Diretora de Redação da Revista INFRA e Presidente do Comitê Organizador dos Eventos INFRA

Presidente de Mesa do evento Hospitalar

“É uma enorme satisfação vermos a evolução do setor: profissionais discutindo estratégias e falando de facilities management a partir de aspectos muito mais amplos com relação à infraestrutura e execução de tudo o que se aporta dentro da sigla FM. Estar como presidente de mesa , conhecer na íntegra todo o conteúdo e compartilhar dessa experiência com cada palestrante nos dá, sem dúvida, uma amplitude do que cada instituição está fazendo em suas instalações. Foi um dia muito honroso para mim, fiquei muito feliz pelo convite e por poder exercer essa função de estar próxima dos profissionais da área".

Andrea Vaine,

Gerente de Operações do Hospital Vila Nova Star – Rede D’Or São Luiz

Abertura oficial e boa-vindas

“O setor da Saúde passa por uma grande transformação, com possibilidades imensas de crescimento e oportunidades para profissionais de Facilities Management e para aqueles que têm experiência em outras áreas, desde que maduros e interessados em se atualizar. Ao buscar eficiência de processos e de custos, com foco ainda em inovação, qualidade e transformação digital, o segmento demanda alta competitividade da área de FM e Corporate Real Estate, demonstrando dessa maneira a importância deste fórum e de ambas as carreiras".

Junia Gontijo, 

Corporate Real Estate Executive da SBIBAE – Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein

Um modelo empírico de infraestrutura hospitalar do presente futuro, considerando "sintomas x curas" em FM

"O setor da Saúde atravessa uma fase de grandes transformações, em que diferenciais que existiam -  como: equipamentos de ponta, médicos de referência e tecnologia - deixaram de ser vantagem competitiva de uma ou outra instituição para serem 'commodities'. Nesse contexto, a escolha de um paciente pode ser influenciada pela experiência vivida no ambiente e pelos serviços nele oferecidos. Diante disso, vale destacarmos a importância de o profissional de FM ir além do operacional, priorizando tanto o olhar estratégico".

Lincoln Aragoni Gomes, 

Gerente de Facilities da SBIBAE – Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein

Conheça o modelo de Gestão de FM e suprimentos indiretos do Grupo Amil

"O setor de Saúde vem se profissionalizando nos últimos anos, mas quando comparamos com outros segmentos ainda existe muito a evoluir na gestão de FM, especialmente em engenharia e manutenção.

Como o setor está se consolidando, nos deparamos com um cenário em que muitos ativos apresentam instalações inadequadas, equipes pouco qualificadas, deficiência em indicadores, manutenções forçadas em corretivas sem plano para preventivas ou preditivas.

Na UHG, iniciamos em 2017 um programa de consolidação da engenharia e manutenção com foco na melhoria contínua, melhores práticas de prevenção e elevação da disponibilidade dos ativos/equipamentos. Desde então evoluímos muito, temos melhor controle de custos e aprimoramos o nível de maturidade do nosso programa que tem um período de cinco anos".

Marcelo Leme,

Diretor Executivo de Suprimentos, Facilities e Engenharia do UnitedHealth Group

Terceirização: Parte do sucesso de FM está no modelo de contratação dos serviços especializados

"Mais recentemente começou ficar claro que não é possível para uma única empresa ser excelente em todas as atividades. Ou ela dedica o melhor de si àquilo que realmente interessa - sua atividade-fim - ou divide sua atenção entre as atividades centrais e as periféricas. Quando a produção da empresa passa a apresentar elevados custos, quando há dificuldade no gerenciamento frente ao excessivo número de atividades e empregados, e consequente despadronização interna, e os objetivos passam a ser diversos, ela, sem dúvida alguma, deve adotar forma alternativa e moderna de gerenciamento, a terceirização.


Hermes Zanona, 

Gerente Corporativo de Facilities e Logística no Grupo NotreDame Intermédica

Tecnologias e ferramentas para a gestão dos processos de limpeza

"A gestão dos processos de higiene e limpeza hospitalar está passando por uma nova revolução com o uso de aplicativos e dispositivos móveis. Qualquer nova ferramenta é bem-vinda com o objetivo de melhorar a eficiência do processo e a segurança do paciente. Mas a parte mais importante do processo são as pessoas. Também é importante que tenhamos em mente que o conceito de sustentabilidade ambiental tem que estar naturalmente enraizado em nosso dia a dia. A redução da pegada de carbono e a melhoria da qualidade de vida de nossos colaboradores têm uma importância primordial no nosso trabalho".

 Domenico Caruso, 

Gerente de Operações do HCor

Reestruturação das áreas de arquitetura e obras - Case Hospital São Camilo/SP

"Temos vários tipos de obras no São Camilo, desde retrofit, até pequenos e grandes projetos, totalizando 120 projetos. E como estruturar a área de obras para dar vazão a essas demandas? Primeiro temos a arquitetura, onde nascem os projetos, em que enfermeiros, médicos e o gestor da área falam de suas necessidades. O segundo item são as obras para executar o projeto, e é exatamente aí onde aparecem os problemas como prazos e a contratação. Precisamos ter parceiros, como arquitetura externa, gerenciadores e auditoria externa para executar a obra com excelência, no tripé: prazo, custo e qualidade. Buscamos também criar uma uniformização de arquitetura, uma identidade São Camilo, estabelecendo padronização de acabamentos, marcenaria, sanitários etc.".

Anderson Cremasco da Silva,

Diretor de Operações Corporativo (COO) do Hospital São Camilo/SP

Facilities Hospitalar - HCI Group Brazil apresenta case vencedor do primeiro concurso organizado pelo grupo

"Quem decide se o serviço que nós prestamos é estratégico ou bastidor somos nós mesmos - os gestores - através da forma como entendemos os nossos serviços e nos posicionamos frente aos outros. Transformamos a gestão ambiental do Instituto Mário Penna, que era um trabalho de bastidor, em algo grande e estratégico para a instituição, tanto economicamente, como social e ambientalmente. Resultado disso é a melhoria da imagem da instituição, economia e redução de riscos".

Natalia Lá-Badié Dolabela

Analista Ambiental Sênior e João Augusto Viana Ferreira, Assistente de Gestão Ambiental, ambos do Instituto Mário Penna

Seu estacionamento está configurado legalmente e com boa rentabilidade?

"Entendemos que estamos no ápice da suportabilidade urbana em relação à utilização do carro como transporte, e novas alternativas de mobilidade exigem novas respostas.  Acreditamos que a médio e longo prazo haverá, de fato, uma tendência ainda maior de redução na utilização de carros e/ou provável diminuição do tamanho dos automóveis nos próximos 10 anos, além de novas matrizes  energéticas, levando a uma mudança da relação de 'status' com o automóvel. Também podemos deixar como reflexão a redução da exigência legal da quantidade de vagas a serem oferecidas nos empreendimentos. Tudo isso provavelmente exigirá um redimensionamento das áreas de garagem, para qualquer tipo de empreendimento, e uma nova abordagem do seu papel e utilização".


Fadva Ghobar,

Diretora na Ghobar Arquitetura e Planejamento de Garagens

Retrofit de um prédio comercial transformado em um equipamento de saúde - Case Humana Magna

"Tivemos uma série de desafios ao promover o retrofit da instalação para que ela pudesse atender todas as necessidades especificas de um hospital focado 100% na desospitalização. A busca pelo imóvel foi uma delas, incluindo a viabilidade operacional (planta, fachada, áreas externas, elevador de maca, fluxos, compartimentação, racional de áreas assistenciais, serviços e hotelaria, além de transporte e tráfego)". "Já na Gestão de Facilities, nossa atenção está voltada principalmente para a experiência do cliente com a equipe de apoio. temos focado muito em treinamento das pessoas e investido em tecnologias. A manutenção preventiva é outro item que tem relevância no nosso plano de atuação, assim como processos eficientes em engenharia clínica e controle de enxoval".


Arthur Hutzler, 

Sócio da Trigger Participações, fundo de investimentos responsável pela rede de hospitais Humana Magna, o qual é CEO; e Edmar Virgulino, Gerente de Operações do Hospital Humana Magna

Galeria de Fotos

Com a Palavra, os Congressistas

Com a Palavra, os Patrocinadores

“O Hospital Adventista de Manaus é referência na região Norte. Conta com um forte plano de investimento no treinamento dos funcionários, motivo que me fez estar aqui no Fórum INFRA. Me surpreendi quanto à quantidade e qualidade do conhecimento adquiridos hoje e ontem, durante as palestras e a visita técnica pelos bastidores do Hospital São Camilo Pompeia. Recomendo e pretendo voltar com uma equipe maior na próxima edição”.

Tassyo Viana Pereira

Supervisor de Manutenção e responsável por Projetos do Hospital Adventista de Manaus

“É o primeiro evento da INFRA do qual participo e achei sensacional: a oportunidade da visita técnica no Hospital Humana Magna, o networking e a qualidade do conteúdo das palestras, a exemplo da apresentação do Lincoln Aragoni, que compartilhou um pouco sobre a estrutura de FM do Hospital Albert Einstein e que também trouxe reflexões importantes sobre o posicionamento do profissional – mais estratégico e não só operacional. Voltarei, com certeza!”.

Nátali Ribeiro Millan Horcaio

Gerente de Hotelaria do Hospital Evangélico Sorocaba

"É a primeira vez que participo dos fóruns INFRA e está sendo bastante gratificante. Não só pelas palestras, mas principalmente pela experiência de participar do visita técnica no Hospital São Camilo Pompeia, que compartilhou os desafios da ampliação da instituição – lições que poderão agregar na minha área de Manutenção e Obras. Recomendo o evento e pretendo voltar, certamente”.

Leandro Souza

Analista de Manutenção e Obras do Hospital Infantil Sabará

“A programação fez bastante sentido frente à nossa realidade e desafios no Hospital. Também gostei da visita técnica no São Camilo, onde pudemos absorver novos conceitos para a área. Já a palestra que mais chamou a minha atenção foi do Domenico Caruso, do HCor, sobre tecnologias e ferramentas para a gestão dos processos de limpeza. Foi bastante rica por trazer vários insights para aplicar também na área de Engenharia de Manutenção. Evento muito positivo, ano que vem estarei de volta!”.

Denis Henrique de Souza

Gerente Corporativo de Manutenção do Hospital Beneficência Portuguesa

“Temos oportunidades de crescimento na empresa e participar de reciclagens como essa é importante para elevar a performance do suporte à área de Engenharia. Todos os conteúdos foram de muita qualidade e, com certeza, irão agregar no nosso dia a dia. Destaco a palestra do Hermes Zanona, sobre o passo a passo para o gerenciamento de contratos. Espero estar de volta na próxima edição!”.

Ligia Cersosimo

Departamento de Engenharia Hospitalar do Hospital Santa Paula

“Como engenheiro de obras no Hospital, minha ideia era conhecer pessoas da área e adquirir conhecimento, como o conteúdo da palestra do Anderson Cremasco, do Hospital São Camilo Pompeia. Foi bastante esclarecedor e até mesmo confortante entender como funciona esses processos em outros hospitais. Pretendo participar dos próximos fóruns”.

Wellington Bueno Vieira

Engenheiro de Obras do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

EXPEDIENTE

Facility Manager em Shopping Centers & Varejo

23 e 24 de Abril de 2019
São Paulo/SP

Realização: INFRA editora & eventos
Produção: Departamento de Conteúdo Digital INFRA
Fotos e Teaser: KOI Films

INFRA editora & eventos

Avenida Jabaquara, 99 – 3º andar – 04045-000 – São Paulo - SP

Telefone: 11 5582-3044

e-mail: congressoinfra@talen.com.br