As últimas tendências para gerenciar os condomínios corporativos com mais performance, segurança e sustentabilidade marcaram o primeiro fórum da INFRA voltado para este tipo de instalação

A inteligência predial 

atingiu um novo patamar

A transformação digital e o olhar mais apurado para a sustentabilidade têm alterado o cenário dos negócios nos últimos tempos. E nos Condomínios Corporativos não é diferente. Uma operação mais competitiva e segura continua no topo da agenda dos gestores, que encontraram no 1º Fórum INFRA de Facility e Property Management para Condomínios Corporativos a oportunidade de se atualizar frente às tendências do setor.


Conhecer a visão do proprietário em uma operação de property management, saber como gerenciar crises externas que afetam a segurança das pessoas e do patrimônio imobiliário e ficar por dentro dos benefícios do retrofit para o reposicionamento mercadológico da edificação foram alguns dos pontos-altos do evento realizado nos dias 28 e 29 de maio, com a presença de 145 profissionais vindos de várias partes do Brasil.


Nesta retrospectiva especial você confere tudo o que de mais importante aconteceu nas duas visitas técnicas, alguns dos insights que nortearam as oito apresentações e os destaques em termos de tecnologias em produtos e serviços dos nossos parceiros Branco Branco Facilities, CBRE, Gocil, InService Facility, IT’S Informov, Makita, RL Higiene e Grupo Verzani & Sandrini – sempre de olho em redução de custos, agilidade e performance para as edificações.

Evento

Visitas Técnicas

EZ Towers

Fomos conhecer os bastidores da operação do EZ Towers, considerado um ícone do mercado corporativo de São Paulo. Localizado na região da Berrini, o empreendimento Triple A é formado por duas torres de escritórios que servem de sede para empresas nacionais e multinacionais. O seu sucesso é resultado de um conjunto de fatores, dentre os quais se destacam a sofisticação da arquitetura, a robusta infraestrutura e o cuidado com a preservação do meio ambiente. Confira algumas das características do EZ Towers: fachada em pele de vidro; 47.000 m2 de área BOMA; 26 andares; 43 elevadores de última geração com sistema de antecipação de chamadas; 5 geradores (diesel e a gás); reservatório de água com capacidade para 1.251 m3 de volume e reservatório superior em cada torre de 314 m3, sendo 150 m3 de reserva de incêndio; sistema de ar condicionado do tipo VRF; bicicletário com 43 vagas e vestiários; auditório com 110 lugares e possibilidade de diferentes configurações; 2 helipontos; 3 subsolos e 5 sobressolos. Vale destacar que ambas as torres possuem certificação predial LEED e a certificação Guiaderodas Platinum de Acessibilidade. Agradecemos à Brookfield Property Group pela oportunidade e à CBRE Brasil pela especial recepção, em nome de Alipio Neto, Diego Lazai Silva, Luana Franco e Leia Silva.

Edifício Comendador Yerchanik Kissajikian (CYK)

Nosso grupo de 40 profissionais também pôde ficar por dentro da operação de outro ícone imobiliário comercial. Estamos falando do Condomínio Comendador Yerchanik Kissajikian (CYK), de propriedade da AK Realty e gerenciado pela CBRE. A visita permitiu explorar as melhorias advindas do processo de recertificação LEED Existing Buildings Operação e Manutenção nível Platinum que o empreendimento acaba de receber. Também foi possível conhecer praticamente todas as áreas técnicas da edificação, desde o heliponto, Central de Água Gelada, sistema automatizado para o controle e dosagem do tratamento químico no sistema de resfriamento, possibilitando a redução de purga - descarte de água nas torres de resfriamento -, e Estação de Tratamento de Água até os serviços à disposição dos locatários para oferecer mais comodidade, bem-estar e segurança, a exemplo do bicicletário e dos novos vestiários, lava-rápido a seco, carregador de veículo elétrico, sistema de compostagem etc. Obrigado, Fernando Sinicatto, Ivan Nolla e Rodrigo Alves de Oliveira pelo passeio cheio de conteúdo!

Palestras

Um olhar exponencial para Facilities Management

“Além de aprender a comunicar o que estamos fazendo, precisamos mudar as perguntas: √ Qual a tendência da evolução da manutenção nos próximos 10 anos? √ Em gestão de energia você sabe onde, quanto e quando consome energia? √ Você tem informações em tempo real? √ Qual equipamento ou sistema consome mais energia no seu processo? √ Em quê as novas tecnologias podem deixar a operação mais eficiente (IoT, BIM, IA, 5G, RFID...)? √ O que é possível fazer pra antecipar problemas e contingências? √ Como podemos ajudar os clientes estratégicos (fornecedores) fornecendo informações para a tomada de decisão? √ Por que o custo do condomínio do prédio vizinho (similar ao meu) é mais atrativo do que o edifício que administro? √ A reunião de condomínio não poderia ser diferente?”.

Léa Lobo, 

Diretora de Redação da Revista INFRA e Presidente do Comitê Organizador dos Eventos INFRA

Como gerenciar crises externas que afetam a segurança das pessoas e das edificações

“A Associação Paulista Viva, sem fins lucrativos, foi criada em 1996 por um grupo de empresários que se organizou com o objetivo de preservar o principal símbolo da cidade de São Paulo – a Avenida Paulista. A entidade é mantida por empresas socialmente responsáveis, busca melhorar a qualidade de vida da imensa população que trabalha, reside, estuda, enfim, para todos aqueles que frequentam o principal cartão-postal da cidade”.


“No entendimento atual de gestão de segurança, considera-se o cidadão não apenas como um cliente dos serviços policiais, mas como um ‘coprodutor’, vital para os serviços desenvolvidos pela polícia. No Programa Vizinhança Solidária, programa institucional da Polícia Militar do Estado de São Paulo, propomos um conjunto de medidas destinadas a conscientizar as pessoas de uma comunidade da sua importância e responsabilidade na sua segurança pessoal e coletiva: mudança comportamental quanto à segurança individual; mudança comportamental quanto à segurança coletiva; e maior contato e troca de informações com os policiais que fazem o policiamento”.

Antonio Carlos

Franchini Ribeiro, 

Diretor Vice-presidente da Associação Paulista Viva


Temístocles Telmo

Ferreira Araújo, 

Coronel da PMESP - Comandante do CPA/M1

O paradoxo da experiência vivida e a modernidade de gestão

“A origem da nossa verticalização explica o modelo ‘doméstico’, que segue a visão especulatória dos proprietários únicos dos edifícios comerciais e residenciais. A humanização é a parte mais difícil de ser assimilada por quem quer bons resultados operacionais com baixo custo de mão-de-obra. Cabe aos profissionais atuais e do futuro, a luta pela valorização da profissão e do pessoal que trabalha nos edifícios com a contribuição das novas tecnologias”.

Vilma Peramezza,

Presidente da Associação Paulista Viva

A visão do proprietário em uma operação de Properties Management

“O que se espera de uma administração predial? Conheça as diretrizes operacionais do empreendimento (tipos de uso, horários de operação, eventuais flexibilizações etc.) e os projetos das instalações, como foram idealizados para operar e atender aos pré-requisitos operacionais e quais os set points e ajustes previstos. Imprescindível também é monitorar o treinamento das equipes de O&M das contratadas; conhecer as expectativas de consumos e bases para um benchmark dos parâmetros operacionais e de consumos da edificação (inclusive monitorar as referências); além de ter um olhar atento à gestão dos terceiros e ao processo de compras sustentável. O gestor tem o papel fundamental nas fases de ocupação e pós-ocupação para monitorar as metas idealizadas e ajustá-las, se necessário, para manter o edifício ‘sustentável’ em todo o ciclo de vida”.

Lamberto Grinover, 

Gerente Geral de Operações da Brookfield Property Group

Terceirização: parte do sucesso da gestão predial está no escopo de contratação dos serviços especializados

“Na contratação de serviços, é preciso entender o processo antes de fechar o contrato. E lembre-se: quanto maior a obra, maiores são os cuidados que devem ser tomados. Seja na área de manutenção predial, reforma, conservação ou terceirização de mão de obra, contratar fornecedores para o condomínio exige cuidado redobrado, sob pena de responsabilização do síndico por negligência, imperícia ou imprudência. Parte do tempo do síndico precisa ser dedicado à análise criteriosa das empresas fornecedoras. Este cuidado é fundamental para que a qualidade do serviço não seja comprometida. Atenção para o preço, qualidade de trabalho, prazo de entrega adequado à realidade, documentação, questões legais, análise documental dos contratados, dentre outros, são os cuidados preventivos que podem evitar prejuízos, minorar riscos e possíveis retrabalhos”.

Fernanda Pereira Lisboa,

Diretora da 1SIZE

Os benefícios de um Retrofit para o reposicionamento mercadológico da

edificação


“O retrofit abrangeu uma série de melhorias nas instalações e equipamentos, incluindo repaginação do lobby, novos elevadores, modernização das tecnologias para o monitoramento da performance das instalações e introdução de novos serviços, como aluguel de guarda-chuvas, food truck e café, armário iFood, lavanderia, estação 99 Táxi, lavagem de veículos, tomadas para carro e bicicleta elétrica, carrinho de alimentação nos andares, wifi e rede de descontos para inquilinos”.


“O Berrini 500 é um exemplo bem-sucedido de reposicionamento mercadológico de um edifício. Como resultados, podemos citar: vacância atual de 30% (e proposta para 100% dos andares vagos), novo valor de locação a R$ 90/m2, antigos locatários mais contentes, revisões de aluguel no novo patamar e aumento do valor do edifício”.

Karen Moreira,

Gerente de Projetos da 

Barzel Properties


Eduardo Bo,

Consultor exclusivo da Barzel   Properties na área de gerenciamento de propriedades

Recertificado LEED EB O&M nível Platinum - Case Edifício Comendador Yerchanik Kissajikian (CYK)

“O CYK obteve a maior pontuação do LEED Operação e Manutenção para Edifícios Existentes do Brasil, um total de 90 de 100 pontos possíveis, que o certificou nível Platinum. O edifício passou por uma série de adaptações para elevar ainda mais a performance de seus sistemas, como instalação de películas nos vidros para a redução da incidência solar; bicicletário – redução do número de veículos e satisfação do usuário na pesquisa de transporte e conforto; substituição de lâmpadas por LED nas áreas comuns e estacionamento – redução de 20% no consumo de energia; compostagem de restos de comida e folhas para geração de adubo, utilizado no jardim e doado ao público do condomínio; utilização de Bikers (courriers de bicicleta) em substituição aos motoboys – redução de emissão de carbono na atmosfera; e intensificação na triagem para reciclagem de materiais.

Alessandro do Carmo,

Diretor de Operações - Property Management & Building Consulting - da CBRE

Galeria

Com a Palavra, os Congressistas

"A iniciativa da INFRA em promover um evento com foco em condomínios corporativos é muito bem-vinda. Trata-se de um segmento muito particular em seus processos e demandas, que é bastante forte e com alto potencial de crescimento e aprendizados. A C&W está constantemente buscando melhorar a qualidade do atendimento, tornando a operação cada vez mais padronizada, eficiente, tecnológica, inovadora. E participar de eventos como esse é mais uma ótima oportunidade absorver informações pertinentes à nossa realidade".

Emerson de Araújo Lima

Gerente de Portfólio Operações da Cushman & Wakefield

"A Vlq existe há nove anos e a nossa atuação abrange tanto condomínios comerciais quanto residenciais. A nossa busca é sempre no sentido de levar mais eficiência e valorização para o patrimônio imobiliário, assim como mais qualidade de vida e segurança para os ocupantes e visitantes. A decisão de participar do Fórum foi motivada exatamente para ampliar a nossa visão em relação às tendências de mercado. A programação trouxe palestras muito pertinentes, além da oportunidade das visitas técnicas nos condomínios CYK e EZ Towers".

Fernanda Quaresma e Vera Quaresma

Sócias-diretoras da Vlq Síndico Profissional

"O evento promovido pela INFRA está sendo muito bom. O conteúdo alinhado às nossas demandas nos dá uma visão mais ampliada da evolução do segmento. Até o momento, todas as palestras foram muito produtivas. Com certeza poderei compartilhar muitos insights interessantes com outros profissionais da equipe que não puderam estar presentes".

Daniel Amaro

Gerente Predial do Birmann 23

"Eu sou responsável pela operação de um prédio corporativo no Rio de Janeiro e analisando a programação do evento fiquei bastante surpreendido com os temas, muito alinhados às nossas necessidades. As abordagens foram bem completas - desde as preocupações com a segurança até retrofit, sustentabilidade e a visão do proprietário em uma operação de propriedades. A visita técnica no Condomínio CYK também foi bastante interessante. Espero voltar no próximo Fórum".

Marco Antonio Quintanilha Porto

Chefe Administrativo Financeiro na FIRJAN

"É sempre importante nos atualizarmos quanto às boas práticas de mercado. E é isso que o evento proporciona, além de trocar experiências com outros profissionais da área, enxergar o que de melhor está sendo feito em outras edificações. E a gente que lida com a prestação de serviços precisa estar mais atualizado ainda. Recomendo o evento. Estarei de volta em uma próxima edição", conta Marco Amaral.

Marco Amaral e Alexandre Câmara de Paula

Diretor Adjunto de Operações da FGV-RJ e Gerente de Operações e Serviços da FGV-SP, respectivamente

"É a primeira vez que eu e minha equipe participamos de um evento da INFRA. Nosso trabalho em Brasília envolve gerenciar muitos edifícios da União na capital federal e em outros locais do País, e estamos empenhados em levar mais eficiência e estratégica para a gestão predial pública. E o evento valeu muito a pena. Foi bom para conhecer outras pessoas que atuam na mesma área, ter acesso a novos fornecedores de produtos e serviços e ouvir sobre temas atuais, além da oportunidade de participar da visita técnica no CYK, um exemplo de edifício eficiente, sustentável. Espero voltar outras vezes".

Edna Cristina de Sousa

Analista Técnico Administrativo do Ministério da Economia

"A gestão de Facilities é uma área em constante evolução, que demanda conhecimento, networking e acesso às novas tecnologias e fornecedores. Tudo isso colabora para que o nosso trabalho à frente das edificações seja cada vez mais competitivo. E pude encontrar tudo isso aqui no Fórum da INFRA. Foram dois dias muito produtivos, resume Alexandre de Paula".

Branco Branco Facilities

"A Branco Branco é conhecida nesse mercado de facilities management por sua tradição. Em 2019 completamos 36 anos de atuação de qualidade e experiência em vários segmentos de negócios, dentre eles: hospitais, shoppings, ambientes educacionais, escritórios e condomínios corporativos. Um dos nossos diferenciais é a atenção plena quanto às necessidades de cada mercado, trabalhando lado a lado com o cliente para propor e implementar melhores práticas e processos,  respeito ao humano e à sustentabilidade e inserção de tecnologias inovadoras, a exemplo de soluções que envolvem gestão em tempo real, redução de custos inteligente, criatividade e um time comprometido com os resultados", destaca Luis Felipe Fernandes da Costa, Diretor Técnico Comercial da Branco Branco Facilities.

CBRE

“O evento foi de grande valia para o segmento de gestão em condomínios corporativos. A troca de experiências entre os profissionais do setor e os incorporadores é o que garante a constante evolução do mercado de Facilities e Properties Management. A CBRE se sente honrada em contribuir não só com o patrocínio destes eventos da INFRA, como também de poder apresentar cases de sucesso em sua gestão. Temos como uma de nossas metas principais a constante busca pela excelência de nossos serviços”, diz Alessandro do Carmo, Diretor de Operações da CBRE.

Com a Palavra, os Patrocinadores

“A Gocil Segurança e Serviços é uma empresa especializada em soluções para diversos segmentos de mercado, incluindo o de condomínios corporativos. A nossa operação integra a excelência do trabalho humano com as principais inovações tecnológicas de automação, controle e tecnologia da informação, sempre em prol dos mesmos objetivos: a segurança dos condôminos, a continuidade de seus negócios e a tranquilidade de seus clientes e frequentadores. Para nós, estar por dentro das novidades do mercado é essencial. Podemos assim oferecer para nossos clientes, não apenas mão-de-obra, mas soluções adequadas às suas demandas e expectativas. O 1º Fórum INFRA para Condomínios Corporativos foi o ambiente propício para adquirir conhecimento e disseminar boas práticas que permitirão a entrega de excelência na prestação de serviços”, destaca Roberta Lima, Diretora de Marketing da Gocil.

“Este fórum organizado pela INFRA tem grande importância no desenvolvimento do mercado. Foram apresentadas ótimas soluções, inovações e principalmente o foco no humanitário, área que trabalhamos constantemente na inService. É o momento e oportunidade que temos para apresentar e oferecer nossas soluções, contribuindo com o bem-estar do ambiente de trabalho dos nossos clientes e colaboradores”, destaca Daniel Carbonel, Gerente Regional da inService Facility.

Gocil

inService Facility

"Há mais de 27 anos no mercado, a IT’S Informov é referência em arquitetura, engenharia e design para o mercado corporativo, com atuação em todo o país. Por meio do Informov Turnkey System, garantimos desde a conceituação até a entrega das chaves, cuidando de todas as etapas do processo. Nós atuamos em diversos segmentos como condomínios e escritórios corporativos, 'coworking', hospitais, escolas e universidades, espaços culturais, hotéis e também na construção civil. Damos vida a projetos arquitetônicos disruptivos e autênticos, com agilidade, cuidado e compromisso, colocando o ser humano como protagonista em tudo o que fazemos. Acreditamos em um mundo melhor e, por isso, aplicamos soluções sustentáveis e processos produtivos, visando a melhor eficiência energética e o menor impacto ambiental. Somos parceiros da INFRA desde o início e neste 1º Fórum para Condomínios Corporativos não poderia ser diferente. Acreditamos na importância de investir em conhecimento. E o encontro permitiu isso além da troca de experiências com o nosso público-alvo e potencial de geração de negócios", diz Murilo Laerte Toporcov, Diretor Executivo da IT'S Informov.

“A Makita completa 50 anos de atividades, sendo reconhecida  como a maior linha de produtos à bateria para o mercado. Aqui no evento, nosso objetivo é mostrar que a marca oferece muitas outras soluções que visam oferecer mais eficiência, redução de custos e mais qualidade do serviço prestado para otimizar a gestão de propriedades, inclusive auxiliando as edificações a pontuarem em certificações prediais sustentáveis. É o caso dos nossos produtos à bateria para aspiração e jardinagem. O facility e property manager realmente percebe a tecnologia que está sendo empregada, que resulta em uma qualidade do início ao fim do processo. Estrear como patrocinador neste 1º Fórum Infra para Condomínios Corporativos só confirmou a nossa expectativa de que encontraríamos um público altamente qualificado. Foi realmente marcante, muito aderente, fizemos bons contatos e agora temos boas perspectivas de projetos pela frente”, ressalta Graziela Lourensoni Bezerra, Marketing da Makita.

IT'S Informov

Makita

“A ideia da Revista INFRA de segmentar sua gama de eventos para atender o público de subsegmentos dentro da área de facilites management foi um acerto. Assim é possível desenvolver temas mais específicos e reunir profissionais com interesses mais parecidos. O Fórum de Condomínios não foi diferente e a RL pôde abordar os convidados tendo em vista a solução de higiene e limpeza que os condomínios mais modernos esperam hoje, que é sustentável, tem alto valor agregado e que busca a otimização de recursos e o bem-estar de seu público”, fala Enrico Vacaro, Coordenador de Marketing da RL Higiene.

“O Grupo Verzani & Sandrini, referência nacional na prestação de serviços, tem uma completa gestão em Condomínios, seja com mão-de-obra qualificada, expertise no apoio operacional, tecnologia avançada e solidez financeira. Estar presente neste evento auxilia o estreitamento com os públicos e nos gera um ótimo networking”, fala Henrique Massuella Salvador, Diretor Comercial Corporativo do Grupo Verzani & Sandrini.

RL Higiene

Grupo Verzani & Sandrini

EXPEDIENTE

Facility Manager em Shopping Centers & Varejo

28 e 29 de maio de 2019
São Paulo/SP

Realização: INFRA editora & eventos
Produção: Departamento de Conteúdo Digital INFRA
Fotos: KOI Films

INFRA editora & eventos

Avenida Jabaquara, 99 – 3º andar – 04045-000 – São Paulo - SP

Telefone: 11 5582-3044

e-mail: congressoinfra@talen.com.br